Hoje no mercado de trabalho, principalmente as pessoas inseridas no marketing digital, não conseguem diferenciar os serviços disponibilizados pelo Google e ficam perdidas até no momento de solicitar ou desenvolver alguma automação para relatórios, comportamentos do usuário e afins.
Basicamente o “Datalayer” ou, Camada de dados, serve especificamente para que você consiga acompanhar certos comportamentos do usuário que acessa sua loja. A camada de dados basicamente, funciona como eventos. De forma didática, cada evento envia os dados para o seu Google Analytics, transformando aquele comportamento em um relatório.
Exemplo de eventos: Visualização de paginas, visualização de produtos, adição de produtos ao carrinho, compras efetuadas, carrinhos abandonados, entre outros.
Porém, você mesmo pode criar eventos personalizados para que a camada Datalayer envie essas informações para o Google analytics e você analise o seu relatório da forma que achar melhor.
Daí surge o maior problema. A desinformação de qual o real problema. Claro, exige um pouco de conhecimento, mas basicamente, é criar scripts, para que estes eventos sejam disparados. Inclusive, é possível automatizar estes eventos, caso o Seu Google Tag Manger já esteja configurado em sua loja virtual, sendo que dessa forma, o profissional de Marketing fica totalmente independente do “desenvolvedor” que criou o site ou a loja virtual.
Abaixo, o link do próprio Google explicando mais como criar estes eventos e como aplica-los em seu site:
Uma outra dica, é como entender da função “push”, que basicamente é quem envia os dados no datalayer. Clique no link abaixo: